Durante a evolução humana, percebeu-se que os seres humanos sempre tentaram dominar as forças da natureza. Mas, nem sempre era possível. O fogo, quando fora de controle possui uma capacidade imensa de destruição, seus efeitos são destruidores, na forma de perdas materiais e também humanas. Com o passar dos tempos e com objetivo de proteger-se, uma série de medidas de combate ao fogo foram adotadas: novos equipamentos, técnicas e legislações. É aqui que entra a contribuição para a sociedade dos profissionais que assumem a responsabilidade de organizar todo o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio.
Afinal, o que são Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio (PCI)?
A elaboração de um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio tem por finalidade prever em uma edificação, os equipamentos e instalações que apoiem e previnam a ocorrência de incêndio, que combatam o princípio de incêndio e facilitem a evacuação do local por parte de todos os presentes, com a segurança necessária. O projeto de Prevenção e Combate a Incêndio contempla em sua elaboração a orientação para Saídas de Emergência, Sinalização de Emergência, Iluminação de Emergência, distribuição dos Extintores, Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, Hidrantes e Sprinklers, quando for o caso.
Cada projeto é individual e leva em consideração diversos aspectos da edificação. Um projeto de prevenção e combate a incêndio bem elaborado deixará a edificação segura, bem como promoverá uma economia financeira para a empresa, uma vez que definirá com a precisão que a lei prevê, em relação as escolhas dos equipamentos e recursos de forma que sua execução não seja inexequível.
Deu para notar a verdadeira importância dos Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio?
A maioria das edificações são construídas para que a sociedade possa desempenhar atividades que podem ser de permanência temporária ou não, mas independente disso, precisam ser feitas com segurança em um ambiente bem projetado e protegido contra os riscos de incêndio. Algo que só um projeto de incêndio bem desenvolvido pode pôr em prática. Portanto, com toda a sua contemplação, os projetos de prevenção buscam ao máximo prevenir qualquer incidente, e caso, aconteça, diminuir as perdas materiais e evitar as humanas.
O que é o Laudo AVCB?
Esse documento, elaborado pelo Corpo de Bombeiros, é fundamental para o funcionamento de uma empresa, pois atesta que o estabelecimento passou por uma vistoria e que atende a todos os critérios de segurança e prevenção de acidentes. A sigla do laudo se refere ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que é emitido pelo Serviço de Segurança Contra Incêndio. Ele deve ser renovado periodicamente, sendo que o prazo para isso varia conforme o tipo de edificação. Assim, mesmo que um incêndio aconteça você estará respaldado. No famoso caso da boate kiss, por exemplo, havia problemas nessa documentação, o que prejudicou ainda mais a imagem da boate e o processo contra os responsáveis pelo imóvel. Cada edificação conta com uma pessoa física legalmente responsável pelo local, que tem como principal dever manter as condições de segurança verificadas na vistoria. Em caso de descumprimento ou atraso na renovação, esse responsável será sujeito a ocorrência.
A Hagios Treinamentos & Brigada possui experiência e uma equipe de engenheiros e técnicos capacitados para elaborar e desenvolver projetos completos de sistemas de incêndio, com as melhores e mais adequadas soluções para cada risco apresentado.
PEÇA UM ORÇAMENTO PARA SUA EMPRESA!